Reabilitação Neuropsicológica
A reabilitação neuropsicológica é indicada em casos clínicos em que o indivíduo necessite de uma melhoria em geral do funcionamento cotidiano, cognitivo e social.
A reabilitação neuropsicológica se caracteriza por envolver o paciente em um contexto de atividades gerais com ênfase em estimulação cognitiva. São realizados treinos cognitivos orientados de acordo com a peculiaridade das dificuldades e limitações do paciente.
Esta modalidade de tratamento é eficiente no auxilio a pacientes em estágio inicial ou moderado de demência senil, colaborando para que estes possam aproveitar ao máximo sua memória e funcionamento mental. Auxilia também o paciente a alcançar uma melhor funcionamento físico, psicológico e social no contexto dos prejuízos específicos decorrentes de suas limitações.
É muito importante o envolvimento da família e dos profissionais de saúde na identificação de objetivos individuais relevantes na elaboração do protocolo de reabilitação. Assim se consegue elaborar um tratamento mais abertivo, garantindo melhor adesão e engajamento do paciente no processo de reabilitação.
É importante salientar que o objetivo da reabilitação neuropsicólogica não é aumentar o desempenho cognitivo propriamente. Seu objetivo é melhorar o funcionamento no contexto diário, proporcionando maior autonomia, para melhorar a qualidade de vida do paciente.