Avaliação Neuropsicológica dos transtornos de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem é apresentada ou percebida no ingresso formal da criança da escola. É um período de crucial importância para o desenvolvimento, em que o indivíduo deve cumprir tarefas desenvolvimentos, como adquirir competências interpessoais, sair-se bem na escola, apreender a ler e a escrever, manter conduta governada por regras.

Existem alguns pontos importantes a serem destacados em relação a aprendizagem:

Dificuldade de aprendizagem:

E de fora pra dentro. A criança não se adaptou a metodologia de ensino.

Transtorno de aprendizagem

De dentro pra fora.

Processo de aprendizagem

Mensagem, receptor, ambiente e interação.

Distúrbio de aprendizagem:

prejuízo causado;  perturbação no ato de aprender, isto é, uma modificação dos padrões  aquisição de aquisição, assimilação e transformação, sejam por vias internas ou externas do indivíduo.

Dificuldade de aprendizagem:

divergência nos fatores necessários para aprender. Está relacionada especificamente a um problema de ordem e origem pedagógica.

Quando falamos de aprendizagem, precisamos entender a importância do papel da escola e da família no processo de aprendizagem da criança.

Cada instituição deve desempenhar o seu papel. Uma não substitui e outra.

Escola

A escola é uma instituição social com objetivos e metas determinadas, que emprega e reelaboradas conhecimentos socialmente produzidos, com o intuito de promover a aprendizagem é efetivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: memória seletiva, associação de ideias, organização e sequência de conhecimentos, etc.

Família – escola

Os laços afetivos , estruturadas tanto na escola como na família permitem que os indivíduos lidem com conflitos, aproximações e situações oriundas destes vínculos, aprendendo a resolver os problemas de maneira conjunta ou separada.

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