Avaliação Neuropsicológica dos transtornos de aprendizagem
A dificuldade de aprendizagem é apresentada ou percebida no ingresso formal da criança da escola. É um período de crucial importância para o desenvolvimento, em que o indivíduo deve cumprir tarefas desenvolvimentos, como adquirir competências interpessoais, sair-se bem na escola, apreender a ler e a escrever, manter conduta governada por regras.
Existem alguns pontos importantes a serem destacados em relação a aprendizagem:
Dificuldade de aprendizagem:
E de fora pra dentro. A criança não se adaptou a metodologia de ensino.
Transtorno de aprendizagem
De dentro pra fora.
Processo de aprendizagem
Mensagem, receptor, ambiente e interação.
Distúrbio de aprendizagem:
prejuízo causado; perturbação no ato de aprender, isto é, uma modificação dos padrões aquisição de aquisição, assimilação e transformação, sejam por vias internas ou externas do indivíduo.
Dificuldade de aprendizagem:
divergência nos fatores necessários para aprender. Está relacionada especificamente a um problema de ordem e origem pedagógica.
Quando falamos de aprendizagem, precisamos entender a importância do papel da escola e da família no processo de aprendizagem da criança.
Cada instituição deve desempenhar o seu papel. Uma não substitui e outra.
Escola
A escola é uma instituição social com objetivos e metas determinadas, que emprega e reelaboradas conhecimentos socialmente produzidos, com o intuito de promover a aprendizagem é efetivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: memória seletiva, associação de ideias, organização e sequência de conhecimentos, etc.
Família – escola
Os laços afetivos , estruturadas tanto na escola como na família permitem que os indivíduos lidem com conflitos, aproximações e situações oriundas destes vínculos, aprendendo a resolver os problemas de maneira conjunta ou separada.