DISCIPLINA POSITIVA

A disciplina Positiva é baseada na psicologia humanista de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e fundada de acordo com os princípios de dignidade e respeito mútuo.

É considerada um excelente modelo de abordagem parental, sendo um modelo de sucesso utilizado em mais de 60 países.

Veja abaixo as diretrizes da Psicologia Positiva.

  • CAMINHO DO MEIO – A proposta da Disciplina Positiva é ser um caminho do meio na educação das crianças: nem uma educação rígida, autoritária e punitiva, nem uma educação permissiva, na qual a criança faz o que quer na hora que quer.
  • LIDAR COM COMPORTAMENTOS DESAFIADORES DE MANEIRA FIRME E GENTIL. Ser gentil e firme ao mesmo tempo significa que seremos firmes estabelecendo os limites importantes e necessários, de acordo com os nossos valores, mas faremos isso sempre de maneira gentil.

EX.: SEI QUE VOCÊ GOSTARIA DE COMER ESSE DOCE AGORA, POREM ESTÁ PERTO DO ALMOÇO E PODERÁ ATRAPALHAR O SEU APETITE. EU TE ENTENDO.

SINTO ISTO AS VEZES.

  • ORDEM COM LIBERDADE. Oferecendo escolhas limitadas, ou seja, definindo previamente opções viáveis para que a criança faça a sua escolha, dentro dos limites que demonstrem respeito por todos.

  • FOCO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. É claro que haverá problemas e grandes desafios nas nossas jornadas como pais e mães. As crianças vão mexer onde não devem, vão fazer birras, vão se opor aos nossos pedidos, enfim, a gente sabe bem como a coisa funciona. A ideia da Disciplina Positiva é pensar criativamente em soluções para os problemas enfrentados em vez de punir a criança.

  • TOM DE VOZ E EXPRESSÃO FACIL –A neurociência mostrou que as crianças respondem mais ao tom de voz de um adulto do que às palavras que estão sendo ditas. Por isso, esteja sempre atento a forma com a qual você fala com o seu filho, deve ser sempre respeitosa e gentil. Preste atenção em sua expressão facial e em toda a sua linguagem corporal. Suas emoções moldam o comportamento do seu filho.

  • APENAS 1 PALAVRA – Usar apenas uma palavra, muitas vezes, é tudo     o que você precisa para um lembrete amigável.

Por exemplo: se o tênis do seu filho está no meio da sala e deveria estar no armário, você pode falar para o seu filho: tênis. Isso o ajuda a pensar e evita sermão da sua parte.

  • SAIBA ESCUTAR -Observe quantas vezes você interrompe o seu filho, de forma defensiva, dando opiniões, explicações ou conselhos. As crianças costumam estar dispostas a escutar depois que se sentirem ouvidas. Você pode fazer perguntas que convidam o seu filho a pensar: “Pode me dar um exemplo?”

Quando seu filho terminar de falar, pergunte se ele está pronto a escutar o que você tem a dizer.

  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL – Quase sempre as crianças pequenas estão apenas agindo como crianças e não se comportando mal. Por isso é necessário saber as capacidades emocionais e cognitivas de cada fase. Exigir do seu filho um comportamento que ele não está pronto para alcançar irá gerar frustração, danos e estresse. Punir por comportamentos que fazem parte do desenvolvimento normal podem ser prejudiciais para o seu filho e para a relação entre vocês.

  • CONTROLE SEU COMPORTAMENTO – O exemplo é o melhor professor, então reflita um pouco sobre o que você está dando de exemplo.

Quando você se pegar reagindo ou expressando emoções de forma agitada ou agressiva, tenha um plano para te ajudar a controlar as suas ações: respire fundo, conte até 10 e coloque a mão sobre o seu coração. O seu filho irá aprender como lidar com estresse, frustração e raiva da forma que você lidar.

  • LIDANDO COM ERROS –Constantemente as crianças estão formando crenças sobre si mesmas. Um perigo que enfrentamos na educação dos nossos filhos é como reagir quando eles erram ou fracassam em alguma atividade. Precisamos entender que erros são oportunidades para aprender.

Você deve lidar com o erro de forma natural e fazer perguntas do tipo:

“O que você pode fazer em relação a isso?”

Ou “O que podemos aprender com isso?”

  • PEÇA DESCULPAS – Quando os pais assumem responsabilidade pelo que fizeram para criar o conflito (e para haver conflito são necessárias ao menos duas pessoas), as crianças geralmente querem seguir o exemplo e assumir a sua parte da responsabilidade.

Peça desculpas pela sua participação no conflito e receberá do seu

filho um pedido de desculpas.

Exemplo é tudo!

  • RESPEITO MÚTUO – Se você quer ensinar sobre respeito ao seu filho, deve começar a se respeitar.

Não é respeitoso com você permitir que seu filho bata em você ou grite com você. Caso isso aconteça, você deve se afastar

até que ele se acalme. Pegar a criança à força irá gerar resistência e rebeldia. Respeite o momento do seu filho sem deixar de se respeitar.

TÉCNICA “ERRES PARA A RECUPERAÇÃO DE ERROS”.

Ensine ao seu filho sobre os 3 Rs da recuperação de erros. Os erros fazem parte das nossas vidas. Eu erro, você erra, nossos filhos erram.

O erro pode ser visto como motivo para culpa e vergonha ou como uma grande oportunidade de aprendizagem. A Disciplina Positiva sugere trabalharmos com nossos filhos os 3 Rs da recuperação de erros. Quando erramos, o que devemos fazer?

1. Reconhecer – entender que erramos e admitir o erro.

2. Reconciliar – pedir desculpas para buscar uma

reconciliação.

3. Resolver – trabalhar juntos em uma solução.

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Escolas fechadas, parques fechados, shopping não é uma ideia viável. O que fazer com as crianças durante o período de quarentena?

Esta é uma questão que permeia a cabeça de todos os pais neste período de isolamento, que ocorre em consequência   da Pandemia do vírus Corona (Covid-19).

Uma dificuldade é enorme, pois as crianças estão cheia de energia, o tempo disponível e as alternativas não são seguras neste cenário atual.

Veja abaixo algumas dicas de como usar o período de quarentena de uma forma produtiva.

  • 1- Estabeleça uma rotina: Estabeleça horários para acordar, brincar, estudar, comer e dormir. Criança precisa de rotina, pois  proporciona previsibilidade no seu dia.
  • 2 - Cozinhe coisas divertidas. Envolva a criança na escolha do cardápio e estabeleça tarefas seguras para sua idade na execução da receita.
  • 3- Jogos infantis.Dedique um momento para jogos com as crianças. Existem muitos jogos divertidos para se jogar em casa. Alguns exemplos são; Imagem e ação, jogo da velha, dama, ludo, banco imobiliário, forca, entre outros.
  • 4- Construa seu próprio brinquedo,Construir um brinquedo é um excelente forma de criar vinculo com a criança e também é um ótimo estímulo para criatividade.Clique abaixo e descubra algumas idéias de brinquedos caseiros.Jogos caseiros para crianças
  • 5 - Faça experiências.Existem várias experiencias fáceis e divertidas para fazer. Alguns exemplos são; massinha de modelar caseira, Pintura de gelo, mentos e coca-cola, erupção de cores, entre outras.Clique abaixo e descubra algumas ideias de experiencias para fazer em casa.Experimentos para se fazer com crianças.
  • 6 - Estipule tempo de estudos.Quarentena não é ferias, por isso é muito importante que a criança tenha contato com o conteúdo aprendido no contexto escolar. Tal medida minimiza as dificuldades no retorno escolar e proporciona a criança maiores oportunidades de aprendizado.
  • 7 - Veja filmes infantis:Veja filmes do interesse da criança. Crie um momento lúdico e estreite os laços. Ex. Faça um cinema em casa, com pipoca e doces.Este é um momento de auto preservação. É importante que todos, inclusive a criança entenda a importância da quarentena.Se houver dedicação de todos, este momento passará da forma mais amena possível.

Karina Santana

Karina Santana Neuropsicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

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