Memória é a capacidade que o homem e os animais tem de armazenar informações que possam ser recuperadas e utilizadas posteriormente.

Existem vários tipos de memória:

Memória de curta duração

Retenção simples de pequenas quantidades de informação por um breve período.

Memória sensorial

Icônica visual : 1 segundo

Ecoica auditiva : 4 segundos

Tátil: 1 segundo 

Extensão de dígitos (ordem indireta)

Memória de trabalho

O que você vai fazer com a informação ( armazena a informação para utilizar operacionalmente).

Alça fonológica

Retém sequências de itens baseados na acústica ou na fala.

Armazenamento de curto duração: limitado em capacidade; itens decaem em poucos segundos caso não seja repetido.

Processos de ensaio articulatório: repetir o item para si mesmo em voz alta ou subvolcamente serve para reviver os traços da memória de armazenamento de curta duração.

Esboço Visuespacial 

Retém arranjos codificados visual e ou espacialmente.

Ex quantas janelas tem em sua casa?

– jogo de memória

Executivo central

Não armazena memórias.

Direciona a atenção:

Ex planeja o próximo movimento em jogo de xadrez.

Buffer episódio

Faz ligação da memória de trabalho com a de longo prazo.

Memória implícita (não declarativa)

A memória implícita é revelada quando experiências previa facilita, o desenho em tarefa, sem que seja necessária a recordações concientes

Pré ativaçao

Priming -facilitação do processamento de determinado estímulo como resultado  uma exposição recente a este estímulo.

Aprendizado emocional

Armazenamento de sentimento e emoções relativos a determinadas situações.

Aprendizado de habilidades

Tarefas essencialmente motoras.

Memoria explicita ( memória declarativa)

Memórias que podem ser evocadas de forma consciente.

Memoria semântica 

Fatos aprendidos (teoria).

Detalhes episódicos 

Memória episódica tem sido proposta para sustentar nossas habilidades de recuperar relações temporal e espacial entre eventos , as experiência subjetiva de reviver um evento, consciência autonoética e viagem mental no tempo.

Categorização clássica:

Engrama: conjunto de neurônios que formam o traço da memória.

Acessibilidade vs disponibilidade

É difícil demonstrar que a memória foi completamente esquecida.

Ela pode estar apenas inacessível pela falta uma dica apropriada.

Fatores que favorecem o esquecimento 

Decadência do traço:

Memórias que vivem em meio a um tecido que muda constantemente, no qual os neurônios morrem e as conexões enfraquecem ou seja modificadas.

Flutuação contextual

O descompasso entre outros os contextos de recuperação e codificação incentiva o esquecimento.

Amnésia antérograda

Dificuldade de armazenar novas informações.

Amnésia retrograda

Dificuldade de acessar fatos passados.

Amnésia transitória 

Caracterizada pelo lapso da memória ( processo de amnésia transitórios).

 Amnésia retrograda

Dificuldade de acessar fatos passados.

Amnésia transitoria 

Caracterizada pelo lapso da memória ( processo de amnésia transitórios).

Schedule appointment

Escolas fechadas, parques fechados, shopping não é uma ideia viável. O que fazer com as crianças durante o período de quarentena?

Esta é uma questão que permeia a cabeça de todos os pais neste período de isolamento, que ocorre em consequência   da Pandemia do vírus Corona (Covid-19).

Uma dificuldade é enorme, pois as crianças estão cheia de energia, o tempo disponível e as alternativas não são seguras neste cenário atual.

Veja abaixo algumas dicas de como usar o período de quarentena de uma forma produtiva.

  • 1- Estabeleça uma rotina: Estabeleça horários para acordar, brincar, estudar, comer e dormir. Criança precisa de rotina, pois  proporciona previsibilidade no seu dia.
  • 2 - Cozinhe coisas divertidas. Envolva a criança na escolha do cardápio e estabeleça tarefas seguras para sua idade na execução da receita.
  • 3- Jogos infantis.Dedique um momento para jogos com as crianças. Existem muitos jogos divertidos para se jogar em casa. Alguns exemplos são; Imagem e ação, jogo da velha, dama, ludo, banco imobiliário, forca, entre outros.
  • 4- Construa seu próprio brinquedo,Construir um brinquedo é um excelente forma de criar vinculo com a criança e também é um ótimo estímulo para criatividade.Clique abaixo e descubra algumas idéias de brinquedos caseiros.Jogos caseiros para crianças
  • 5 - Faça experiências.Existem várias experiencias fáceis e divertidas para fazer. Alguns exemplos são; massinha de modelar caseira, Pintura de gelo, mentos e coca-cola, erupção de cores, entre outras.Clique abaixo e descubra algumas ideias de experiencias para fazer em casa.Experimentos para se fazer com crianças.
  • 6 - Estipule tempo de estudos.Quarentena não é ferias, por isso é muito importante que a criança tenha contato com o conteúdo aprendido no contexto escolar. Tal medida minimiza as dificuldades no retorno escolar e proporciona a criança maiores oportunidades de aprendizado.
  • 7 - Veja filmes infantis:Veja filmes do interesse da criança. Crie um momento lúdico e estreite os laços. Ex. Faça um cinema em casa, com pipoca e doces.Este é um momento de auto preservação. É importante que todos, inclusive a criança entenda a importância da quarentena.Se houver dedicação de todos, este momento passará da forma mais amena possível.

Karina Santana

Karina Santana Neuropsicóloga Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Vestibulum ante ipsum

Vestibulum ac diam sit amet quam vehicula elementum sed sit amet dui. Donec rutrum congue leo eget malesuada vestibulum.

Leave A Comment